QUARTO MONTESSORIANO: DICAS & INSPIRAÇÕES

11.4.17

O método montessori foi criado e idealizado inicialmente por Maria Montessori, este método ficou conhecido por permitir a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e a cada criança de maneira individual, para que a criança se desenvolva de maneira completa e equilibrada.

O método consiste em estruturar o quarto de acordo com  a ótica da criança e não do adulto, a criança deve poder circular livremente no ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance.


 Dicas para planejar um quarto montessoriano:

 O berço deve ser substituído por um colchão no chão ou uma cama baixinha para que a criança crie independência ao deitar e ao levantar.


 Os objetos e brinquedos devem estar acessíveis ao alcance da mão, para que a criança tenha liberdade para brincar e para que a mesma consiga arrumar o quarto com o auxílio dos pais.


 Tudo deve estar ao alcance da criança, incluindo quadros, fotos e espelhos que devem estar à altura do olhar dos pequenos. Uma dica importante é substituir os espelhos convencionais por espelhos de acrílico.


 Coloque no quarto apenas o essencial. Você pode fazer um rodízio de brinquedos, assim a criança é estimulada a aproveitar tudo o que tem ao máximo.


  E sabe qual o método utilizado para saber se o ambiente montessori está funcionando como deve? A felicidade da criança! A interação dela com o ambiente, com os objetos e com ela mesma.


   Eu acho esse método incrível! Às vezes pode parecer que não seja tão funcional, mas sabemos que educar os pequenos nem sempre é funcional, é trabalhoso e desgastante, mas sempre vale a pena, crianças que crescem sendo estimuladas a se conhecer e se organizar com certeza serão adultos mais preparados para este mundo.

Ps: Andei sumidinha eu sei, mas a lojinha tem ocupado um espaço considerável na minha vida e no meu coração que tem me tomado bastante tempo, mas o blog sempre será um aliado, adoro tudo aqui e ele e a lojinha sempre vão estar juntinhos. 

um beijo grande cheio de saudadinha 

Você vai gostar de ver:

0 comentários